Opinião

Frota Brasil Sul

Por Laura Tonial
Advogada e escritora

A Frota Brasil Sul - Agrupamento Internacional Náutico de Rotarianos (IYFR) - que está sob o guarda-chuva de Rotary, tem como sede a cidade de Pelotas e foi criada em outubro de 2019, tendo associados em outras cidades.

A finalidade primordial desse grupo, além de exercer o companheirismo, é contribuir para a melhoria das questões ambientais da comunidade, sobretudo o cuidado com as águas - razão maior da associação IYFR.

A declaração de visão do Rotary - “Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo” - implica cuidados com a natureza.

Os impactos ambientais e a sustentabilidade são de interesse de pessoas do mundo inteiro, motivo pelo qual o Rotary instituiu o meio ambiente como uma de suas áreas de enfoque. As consequências do descuido do planeta vêm ocasionando grandes mudanças climáticas, com desastres naturais como os vividos pelo Rio Grande do Sul.

Grande parte das reservas de água potável e das florestas do mundo está na América do Sul e somos chamados a fazer a diferença no uso e preservação dessas águas.

Pelotas e as cidades próximas são banhadas pela Lagoa dos Patos e a Frota Brasil Sul se propõe a trabalhar sob o lema: “Todos juntos pela Lagoa dos Patos”. O desafio é imenso e o trabalho já foi iniciado em escolas, tendo sido firmada parceria com a Secretaria de Educação do Município, e dados os primeiros passos em parceria com o Sesc, na Escola Raphael Brusque, na Colônia Z-3.

A ameaça ambiental que sofre nossa linda Lagoa dos Patos é real, devido à poluição, e urge restaurar os seus recursos naturais. A cada ano tem sido menor a safra de camarão e dela depende um grande número de famílias. Igualmente a pesca de peixes tem sido prejudicada e muitos destes morrem enredados em sacolas e garrafas plásticas. A conscientização acerca do uso indevido de plástico é uma das metas da IYFR e da Frota Brasil Sul, sendo a reciclagem uma das formas de amenizar a gravidade da realidade atual.

As frotas do mundo inteiro - hoje são 115 em 34 países - estão investindo no projeto da descontaminação plástica de nossos mares, rios, lagoas, barragens e nascentes.

O ex-presidente de Rotary Internacional, Barry Rassin, com quem tive a honra de conviver em uma Convenção Internacional, afirma: “Os problemas que nosso meio ambiente enfrenta parecem avassaladores até percebermos que muitos deles têm solução”.

Somar forças para proteger a maior lagoa do mundo tem sido um dos focos da Frota, através da busca de parcerias capazes de reverter o cenário atual. Vamos assumir juntos esse desafio?


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

O que a IA pode fazer no cenário que estamos vivenciando?

Próximo

As enchentes devastaram nosso Estado, mas não a nossa alma!

Deixe seu comentário